Darlan Honorato's profile

Arthur de Casto Soares

Arthur de Castro Soares é um compositor e um designer de som, suas produções são principalmente para games, filmes e animações.

Esse foi um projeto particularmente grande porque engloba a criação de uma identidade visual, uma animação, um vídeo de introdução, um ensaio fotográfico e a confecção de um cartão de visitas.

Aqui o vídeo de introdução para o seu canal do YouTube.

A solicitação do cliente era um vídeo que mostrasse um pouco do seu dia a dia de produção, com takes bem dinâmicos. Na pós-produção ele queria letreiros dando ênfase a suas habilidades, junto com os clássicos efeitos de distorção, glitch e split RGB. 

As filmagens foram bem livres, utilizei um fundo fotográfico e LED's RGB para criar todo um ambiente.

Na pós também fui bem livre, criei um vídeo no estilo time-remapping, colocando os cortes e alguns efeitos junto com as batidas da música.
A identidade visual é bem simples, moderna e criativa! 
Conta com apenas duas cores, de escolha do cliente, eu apenas adaptei os tons para que tivesse uma combinação  de cores mais elegante.

Aqui mostro o cartão de visitas, que conta com frente e verso.
Na frente vai a logo, que é uma waveform, o  título e o subtítulo. O fundo é na cor amarela  e na lateral coloquei uma clave de sol na cor do verso, dando a ideia para que  vire o cartão.

No verso coloquei as  informações de contato, o site e novamente o título e o subtítulo. A cor do fundo é chumbo e na lateral fiz uma clave de fá na cor da frente do cartão, dando novamente a ideia de que vire o cartão.


Aqui mostro a animação que vai no final da intro. 

Como uma das solicitações do cliente era a distorção e os efeitos glitch, optei por fazer a clave surgindo em um split RGB, e o circulo que contorna a clave aparecendo em uma distorção. Quando a logo fica na sua posição final eu faço a animação com o título e o subtítulo, elas surgem juntas em um split RGB e quase que ao mesmo tempo eu aplico o mesmo efeito de distorção. 
Os efeitos sonoros de glitch fazem o restante do trabalho criando toda a ideia de distorção eletromagnética.
Aqui mostro o vídeo apenas com os efeitos sonoros, que são todos free.
São alguns de glitch effect  e outros woosh, apenas para dar uma ambientação maior na ideia do vídeo com os movimentos dinâmicos e os efeitos de distorção.
Esse é o trecho inicial da intro, aqui eu faço um efeito que eu chamei de "furar a tela", quando eu faço o zoom out, no "meio do caminho" eu coloquei um efeito de distorção e então a tela do software de trabalho do cliente. A ideia é a de que estamos vendo ele por dentro de monitor.

Em seguida eu fiz uma edição mostrando o efeito quadro a quadro, para um melhor entendimento.
Nesses 2 trechos eu coloquei os letreiros "SOUND" e "MUSIC"  aparecendo bem rápidos, a ideia era a de realmente não dar uma leitura inicialmente, é quase como se os letreiros fizessem parte da distorção, como se fosse um glitch.
 
Como esse é um vídeo para ser visto sempre e no inicio de todos os vídeos do YouTube do cliente, a ideia é  a de que o espectador descubra esses letreiros com o tempo, por assistir repetidas vezes.
Coloquei em destaque os letreiros mencionados anteriormente, apenas para uma melhor visualização.

Criei também uma simples e rápida animação de split rgb no surgimento dos letreiros.
Nesse trecho um clássico do time-remapping, quando eu faço vários cortes de acordo com o ritmo da música. 
Como tínhamos alguns takes do cliente tocando bateria, aproveitei pra fazer esse trecho onde a música tem um som mais destacado da bateria.​​​​​​​
Toda a parte de fotografia foi realizada pela minha parceira @raynunesfotografia.

Todo o vídeo foi filmado com uma Sony A6500 utilizando uma lente Sigma 16mm f/1.4 e uma lente Sigma 30mm f/1.4.

Para a parte de iluminação utilizei 2 painéis de LED Yongnuo YN160II e um bastão de LED Yongnuo YN360II.

Toda a edição foi feita utilizando o Final Cut Pro, Adobe After Effects e Adobe Audition.
Para os design e cartão de visitas eu utilizei o Adobe Illustrator.




Arthur de Casto Soares
Published:

Owner

Arthur de Casto Soares

Published: